Blog da Lazu

Volta às aulas: dicas para sua escola começar com tudo!

As aulas estão voltando e sua escola precisa estar preparada para receber os alunos e professores. Saiba como no post a seguir.

Como estamos nessa pegada de ínicio de ano letivo, nada mais justo do que falar sobre a volta às aulas para a comunidade escolar. Todo ano, esse novo período gera expectativas nos professores e alunos, e é essencial garantir desde o primeiro encontro, clareza e um ambiente proveitoso para que a escola consiga atingir seus objetivos. 

Não é só sobre os pais e estudantes, funcionários e professores também devem se sentir acolhidos pela coordenação e direção, a fim de prestar um serviço de qualidade e de acordo com os valores da instituição. Toda comunidade escolar deve estar inserida nas atividades e projetos pedagógicos, até porque, não dá pra fazer aquele arraiá gostoso sem a participação das famílias e do corpo escolar como um todo.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você planejar melhor a volta às aulas em sua escola.

1. Foque na capacitação e planejamento

Antes das aulas começarem, invista em programas de capacitação profissional e planejamento. Com isso, você consegue definir o projeto escolar, visão, objetivos e etapas necessárias para o crescimento da instituição junto com seus professores e funcionários. Além de assuntos base como: horários das disciplinas, divisão de classes, etc. 

Além disso, trazendo workshops e palestras você consegue apresentar as novidades tecnológicas e pedagógicas necessárias para a evolução educacional da escola. É nesse período que deve-se revisitar o Projeto Político Pedagógico, as formas de avaliações, os critérios de qualidade do ensino, e também, algo que está crescendo na educação brasileira, as habilidades socioemocionais entre estudantes. 

2. Organize um evento de recepção para os alunos 

É muito legal quando você se sente acolhido pela escola, especialmente quando o aluno em questão passou por processos de mudanças e deixou amigos em outras instituições. É interessante pensar em aulas inaugurais, palestras de apresentação de professores e demais funcionários, tour pelo colégio, entre outros.

3. Tenha um calendário escolar 

O objetivo principal é a integração da comunidade escolar a fim de garantir um bom relacionamento ao longo do ano além de transmitir os valores da escola, explicar regras e projetos existentes. Passar as experiências do ano anterior é também uma excelente forma de integração, trazer alunos veteranos para conversar com os que estão chegando e priorizar as apresentações individuais em dinâmicas ajuda a quebrar a ansiedade de um novo ambiente. 

É sempre bom já ter todo o calendário escolar pronto, assim, você pode passar para os pais e estudantes todos os eventos e datas importantes como: semana de provas e recuperação, datas comemorativas, projetos, feiras de ciência e outros.Isso ajuda os pais que desejam programar viagens em família, e  professores que pensam em organizar feiras e projetos fora da sala de aula. 

4. Comece revisando o conteúdo

Antes de começar com o conteúdo programático, é uma boa dar aquela revisada nos conceitos mais importantes do ano anterior, devido ao recesso, as informações podem não estar muito frescas na memória dos estudantes. Procure passar os principais tópicos, os que são a base para um estudo mais profundo nesse novo ano letivo. Formar duplas e trazer um conteúdo mais lúdico é mais uma forma de interação entre a turma, além de ser mais leve e dinâmico para eles. 

Vamos ficando por aqui, espero que as dicas te ajudem a ter um excelente ano letivo! 

Se gostou dessas dicas nos siga nas redes sociais para ver conteúdos como esse e muito mais!

Sabrina Susan

Adicionar comentário

Segue a gente

Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.