Blog da Lazuedu - Tudo sobre estudos e vestibulares

SISU 2020/2: Dicas e saiba como calcular sua nota

Os interessados devem se cadastrar até o dia 10 de Julho.

O Ministério da Educação abriu oficialmente hoje (terça-feira, 7) as inscrições do SiSU 2020/2 (Sistema de Seleção Unificada). Para concorrer às vagas, os estudantes devem se candidatar até sexta (10).

A grande novidade dessa edição é a abertura de vagas para cursos EAD, algo super em alta devido à pandemia do novo coronavírus.

São mais de 51 mil vagas para graduação em universidades públicas de todo o Brasil. Todo o processo será feito de forma online, e para se inscrever, o candidato deve ter realizado o ENEM 2019 e não ter zerado a prova de redação

É importante ressaltar que os programas SiSU, ProUni e FIES foram adiados pelo governo.

Cronograma do SiSU 2020/2:

  • Abertura das inscrições: 7 de julho
  • Encerramento das inscrições: 10 de julho
  • Divulgação dos resultados: 14 de julho
  • Abertura das matrículas: 16 de julho
  • Encerramento das matrículas: 21 de julho
  • Solicitação para lista de espera: de 14 a 21 de julho

Faculdades que aderiram ao SiSU 2020/2:

O SiSU 2020/2 disponibiliza 51.800 vagas em cerca de 57 instituições. As vagas são divididas entre ampla concorrência e sistema de cotas. Veja as instituições participantes (por estado):

Acre:

Alagoas:

Amapá:

Bahia:

Ceará:

Distrito Federal

Espírito Santo

Goiás

Maranhão

Minas Gerais

Mato Grosso do Sul

Paraíba

Pernambuco

Piauí

Paraná

Rio de Janeiro

Rio Grande do Norte

Roraima

Rio Grande do Sul

Santa Catarina

Tocantins

Como calcular sua nota?

As suas notas no Enem serão utilizadas no Sisu e o cálculo pode ser feito de duas formas, dependendo da universidade.

A larga maioria das faculdades utiliza de um sistema de médias ponderadas. Isso quer dizer que as universidades definem pesos para cada curso, e isso varia bastante.

Para ver os pesos, você precisa acessar o Termo de Adesão da Universidade que você deseja, para assim encontrar os pesos de cada curso.

Mas, não precisa se preocupar. A nota é calculada pelo sistema do SiSU automaticamente e o termo de adesão, bem como o cálculo da nota ajuda apenas a ter uma ideia de quanto você precisaria se comparar com as notas dos anos anteriores.

Precisa de ajuda?

Todo começo de ano a Lazuedu faz a ação social #LazuNoSiSU para ajudar estudantes a calcularem suas notas, escolherem suas faculdades e tomarem decisões melhores, como um todo. Normalmente esse processo é concentrado no instagram da Lazuedu. Caso esteja com dificuldade basta entrar em contato <3

Mais algumas dicas:

O SiSU permite que você troque de curso quantas vezes quiser até o prazo final. Mas ter uma estratégia é super importante para se obter o sucesso no final. Se liga nas dicas:

  • No final de cada noite, o SiSU vai atualizar as notas e mostrar a posição que você se encontra e as notas de corte de cada curso. Assim você pode ter certeza de qual curso escolher com mais precisão;
  • No SiSU, você tem duas opções de curso. E é muito importante que você saiba que se for aprovado em uma das duas não poderá concorrer na lista de espera.
  • O mais importante do SiSU é a posição, pois assim você sabe o quão grandes são suas chances. Se estiver muito atrás, por exemplo, você pode rever sua opção de curso. Por outro lado, se estiver próximo da nota de corte, você pode tentar concorrer à lista de espera.

Bom, espero que essas dicas e informações possam te ajudar a conseguir a garantir sua tão sonhada vaga!

Adicionar comentário

Segue a gente

Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.