Blog da Lazuedu - Tudo sobre estudos e vestibulares

PDT pede adiamento do cronograma de inscrição e isenção do ENEM 2020 ao STF

PDT argumenta que o calendário atual do ENEM 2020 pode prejudicar estudantes e pode o adiamento.

Na tarde dessa quarta-feira (01), o PDT entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal para adiar alguns prazos previstos no cronograma divulgado pelo INEP. A medida solicita o aumento dos prazos para solicitação da isenção da taxa de inscrição e também para o período de inscrição

No documento, o argumento levanta que pretende evitar prejuízos a estudantes. Vale lembrar que grande parte das escolas públicas e privadas, bem como cursos e pré-vestibulares estão paralisados devido ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Caso acatada pelo Supremo, a verdade é que todo o cronograma do ENEM, bem como de processos que dependem do exame, como o SISU, ProUni, Fies e vestibulares próprios de faculdades.

O principal problema

É importante lembrar também que, apesar de muitas escolas terem adotado ferramentas digitais para manter o cronograma de aulas, muitos estudantes de baixa renda não tem uma inclusão digital bem desenvolvida e dependem da escola para realizar pagamento de inscrições.

Escolas rurais tem o mesmo problema e, apesar da rede pública ter adotado medidas como aulas digitais e até por satélite, esse tipo de didática não atinge todo o público e não garante a mesma experiência de ensino.

Vale lembrar também, que a inscrição do ENEM é feita apenas de forma online e, a internet ainda não é um elemento presente em todo o público.

Adicionar comentário

Segue a gente

Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.