Blog da Lazuedu

O papel da escola na educação inclusiva

A educação inclusiva dentro da escola regular tem como objetivo permitir a convivência e a integração social de alunos especiais, favorecendo a diversidade e a oportunidade de um ensino mais igualitário. Essa inclusão é um cenário crescente nas escolas do Brasil, e cada vez mais são vistos em escolas regulares alunos com Síndrome de Down, espectros autistas e outras deficiências cognitivas, motoras e ou sensoriais.

Estar atento as necessidades do meio social em que vivemos é de extrema importância para corrigir os problemas que sofremos, por isso, trouxemos um debate sobre a importância da Educação Inclusiva e como a escola se encaixa nessa situação.

O que é a educação inclusiva? E quais os desafios?

A inclusão educacional é um modelo de ensino no qual o desenvolvimento educativo deve ser considerado como um processo social, em que todos, com deficiência ou não, têm direito a escolarização. A intenção é estimular o aluno a um convívio diferente, motivando o seu desenvolvimento intelectual, motor e social. 

É uma forma de educação que reconhece as diferenças e dificuldades e dá a elas atenção e importância, promovendo um aprendizado dinâmico. É uma responsabilidade de todos que estão envolvidos no processo educacional do estudante, é aí que entram as redes de apoio. Elas são formadas pela família, pelos profissionais da saúde e especialmente pela escola. 

A escola deve fornecer aos alunos todos os recursos necessários para o seu aprendizado, como adaptações físicas ao ambiente e professores preparados, dando continuidade a sua formação os apoiando e preparando de acordo com as necessidades dos estudantes.

Como a educação inclusiva ainda está sendo implementada e adaptada no Brasil, muitos desafios ainda precisam ser superados. Por exemplo, temos poucos professores especialistas em Libras ou Braille, e muitas escolas públicas ainda não tem os recursos financeiros para fazer melhorias e aquisições de equipamentos necessários. 

O que sabemos é que a educação inclusiva é extremamente necessária para permitir que todos os estudantes tenham oportunidades igualitárias de estudos. E que com o apoio de escolas e professores, podemos alcançar esse cenário mais justo e assim alavancar a educação no Brasil. 

E aí, gostou do texto? Espero que tenha sido útil e que traga excelentes debates sobre a inclusão no Brasil.

Vamos trazer mais dicas e posts sobre educação todos os dias 🙂

Por isso, fique ligado nas nossas redes sociais e aqui no Blog. Bons estudos e até a próxima!

Sabrina Susan

Adicionar comentário

Segue a gente

Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.