Blog da Lazuedu
Como escolher a sua faculdade?

No hype do SiSU, você sabe como escolher a sua faculdade?

E aí amiguinho? tudo bem?

Hoje, no segundo post do blog, vamos falar um pouco sobre um fato que alcança todos os jovens ano após ano, a decisão de escolher uma faculdade.

Se você está na faixa de 16 à 19 anos, certamente alguém da sua família já te perguntou naquele almoço de domingo, com a mesa toda cheia, qual seria o curso da faculdade você está pensando em seguir. Este momento, para quem ainda não decidiu, é sem sombra de dúvidas a situação que mais tentamos evitar no período de vestibulando. 

Algumas pessoas têm a sorte de “já saber” o que querem fazer quando terminar o Ensino Médio. Estamos falando daquele garoto que já “brincava de enfermeiro”, ou daquele jovem que seria um bom advogado, uma vez que desde cedo sabia lutar pelos seus direitos, ou aquela menina que já praticamente nasceu sabendo que quer se dedicar ao teatro.

Mas se você chegou até aqui, provavelmente ainda há uma incerteza em relação à qual curso seguir. Sabemos que definir qual faculdade fazer é algo que terá um grande impacto, não somente durante os quatro ou cinco anos que você terá que se dedicar diariamente ao curso de graduação, mas também sobre a sua vida profissional e pessoal como um todo.

Pensando nisso, resolvemos te ajudar. O ato de escolher um curso em uma universidade é na verdade uma pequena (na verdade não tão pequena assim) atividade de autoconhecimento. Para tomar a “decisão certa” de primeira, é necessário analisar suas habilidades, gostos e personalidade. É impossível cursar uma faculdade de Engenharia Civil se você desde o Ensino Médio tem um histórico ruim nas áreas das exatas, assim como é complicado demais querer cursar Direito sem um hábito de leitura aflorado. 

Após essa análise, é importante também você buscar informações maiores. Procure as carreiras que permitirão aplicar e desenvolver suas habilidades e gostos e junte a maior quantidade possível de informações sobre elas. Por exemplo, se você desde sempre tinha facilidade em se comunicar/se expressar, por que não pensar em áreas da Comunicação? Como Relações Públicas, Jornalismo ou Publicidade e Propaganda?

Para facilitar essa descoberta, Manoela Costa, gerente da PageTalent, uma consultoria especializada no recrutamento e seleção de estagiários e trainees, listou algumas perguntas que você deve fazer a si mesmo:

  • Em que profissões poderei usar as habilidades que já tenho?
  • Eu conheço bem o curso que pretendo fazer? Já dei uma olhada na grade para ver que matérias vou estudar?
  • Em que locais, empresas e cargos poderei aplicar os conhecimentos adquiridos na faculdade?
  • Que atividades terei de fazer nessa profissão e vou gostar?
  • Que atividades terei de fazer e não vou gostar?
  • Que atividades não farei, mas gostaria de fazer?
  • Que atividades não farei e não gostaria de fazer?

Depois dessas perguntas você irá ter uma noção, pensando em um formato de balanço, se o curso escolhido terá mais lados positivos ou negativos.

Por enquanto vamos ficando por aqui, não esqueça que você é muito mais do que uma conquista de uma vaga na universidade e que você jamais deve se subestimar em relação a escolher de primeira o curso da sua vida. Todas as experiências são aprendizados que vão te ajudar a ser uma pessoa mais completa no futuro.

Dá uma checada em nossas redes sociais, coisas boas estão por vir.

Luan Tavares

Adicionar comentário

Segue a gente

Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.