Blog da Lazuedu

MEC divulga edital para estudantes da saúde atuarem no combate ao Covid-19

O MEC divulgou hoje (02/04) uma iniciativa coordenada pelos ministérios da Educação e Saúde. A proposta é contar com estudantes de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia para reforçar as ações diante do combate ao Covid-19.

Com o edital aberto esta semana, os estudantes devem estar matriculados em instituições de ensino superior que integram o sistema federal de educação. Essa medida procura fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) com o apoio temporário dos alunos. 

A ação será implementada com a adesão dos estados e municípios. Serão chamados os alunos de 5° e 6° períodos de Medicina e os que estiverem nos últimos anos dos demais cursos. 

Estudantes do 1° ao 4° períodos de Medicina e os que não estiverem nos anos finais das demais graduações poderão se inscrever.

Os participantes poderão trabalhar em unidades de Atenção Primária à Saúde, unidades de Pronto atendimento, estabelecimentos de rede hospitalar, estabelecimentos de saúde voltados ao atendimento dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas, das comunidades remanescentes de quilombos e das comunidades ribeirinhas.

Sobre a bonificação

Os estudantes que participarem desta iniciativa receberão benefícios pagos no valor de um salário mínimo para estágio supervisionado de 40 horas e meio salário mínimo para estágio de 20 horas. Também receberão um certificado de atuação.

Os alunos do 5° e 6° ano de Medicina e os do último ano de Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia ainda receberão ainda 10% de pontuação no ingresso em programa de residência. Os demais estudantes poderão ter descontos em mensalidades, concedido pela instituição de ensino privado a que estiver vinculado. Com o apoio do Banco do Brasil, as bolsas serão pagas de forma 100% digital.

O cadastro

O cadastro deve ser realizado pelo site  http://sgtes.unasus.gov.br/apoiasus/, com o preenchimento da “ficha do aluno”. Ao ser chamado, por meio de correspondência eletrônica, o estudante deverá se apresentar em até 48 horas no local indicado. Os estudantes também poderão atuar nas áreas de clínica médica, pediatria e saúde coletiva, de acordo com as especificidades de cada curso.

 A iniciativa do governo federal ainda prevê a bonificação de 20% sobre os valores de todas as bolsas dos Programas de Residência Médica e Residência em Área Profissional da Saúde.

 Se tiver alguma dúvida envie um e-mail para: sgtes@unasus.gov.br ou entre em contato pelo telefone do Disque Saúde 136.

Sabrina Susan

Adicionar comentário

Segue a gente

Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.