Blog da Lazuedu - Tudo sobre estudos e vestibulares

ESEM abre pré-inscrições para processo admissional 2021

Começou hoje (20/04), o período de pré-inscrições para o processo seletivo da Escola Sesc de Ensino Médio, localizada em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

O que é a ESEM?

A Escola Sesc de Ensino Médio é uma instituição integral e totalmente gratuita, que atende estudantes de todos os estados brasileiros, desde 2008. Com um campus de 131 mil metros quadrados, a escola conta com um espaço cultural, laboratórios, bibliotecas, ateliês de arte, complexo esportivo, restaurantes, além das vilas residenciais. 

A instituição mantém um corpo docente experiente e os estudantes recebem total apoio, com tutores, orientadores e outros profissionais que garantem a aprendizagem e o desenvolvimento humano integral. 

A residência é uma das principais oportunidades que a ESEM oferece aos estudantes, trazendo possibilidades para o desenvolvimento da autonomia e constantes trocas entre jovens de todas as regiões do país.

A escola vem acumulando excelentes resultados nos mais diversos vestibulares e olimpíadas pelo país. No enem de 2014, ficou em 5º na colocação nacional e em 1º lugar no Rio de Janeiro. 

E o processo admissional?

O processo é a porta de entrada para a instituição. O primeiro passo é realizar a pré inscrição que iniciou dia 20 de abril e irá encerrar em 22 de maio. O edital será publicado em data posterior ao período de pré-inscrição que é o primeiro passo do processo de admissão.

Os selecionados para o programa, terão bolsa de estudo integral com validade para os três anos do Ensino Médio, com cobertura de despesas relativas à instituição, livros didáticos e alimentação.

Quais os requisitos?

O processo é aberto a todos os candidatos que:

  • Estejam cursando ou concluído o 9º ano do Ensino Fundamental
  • Tenham nascido entre 1º de janeiro de 2005 a 31 de dezembro de 2007

O processo seletivo é composto por prova objetiva, redação e entrevista. Além disso, a escola leva em consideração critérios sociais como:

  • Dependente de trabalhadores do comércio, serviços e turismo
  • Estudantes matriculados em escolas da rede de ensino Sesc ou que, ao longo de sua vida, tenha estudado ao menos dois terços do fundamental em uma escola pública ou na condição de bolsista integral em escola privada
  • Comprove documentalmente renda familiar bruta igual ou inferior a 3 salários mínimos. 

Esses critérios são avaliados mas não excluem nenhum candidato, todos os interessados podem se inscrever sem problemas. 

Aqui o link do site da instituição para mais informações

Sabrina Susan

Adicionar comentário

Segue a gente

Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.