Blog da Lazu
Dicas para incentivar as crianças e jovens nos estudos

Dicas para incentivar as crianças e jovens nos estudos

A educação está presente de diversas formas pelo nosso dia a dia seja no mercado de trabalho ou naquele cineminha de domingo. O valor da escola não vem só de passar conteúdos e provas mas também por trabalhar o convívio social e emocional do estudante.

A motivação é o principal elemento para os estudos. É importante mostrar que não são só as boas notas nas provas que contam, mas sim, o que é aprendido de verdade e que vai ser levado para a vida.

1. Demonstre a importância de estudar

Quando pequenos podemos não entender a real necessidade da educação e por isso acabar não gostando de ir a escola ou estudar em casa. Por isso, é essencial trabalhar desde cedo a importância de se dedicar aos estudos. Mostrar como isso será útil no futuro e que podemos aprender de diversas formas e em vários lugares, como por exemplo nas horas de lazer e em filmes e séries.

2. Crie uma rotina e um local adequado 

O hábito de estudar é essencial para uma aprendizagem efetiva. Ter um cronograma ou esquema para realizar as atividades e tarefas, auxilia o aluno a ter mais foco e disciplina, sempre ciente de que logo mais será a hora de se distrair e descansar. Não precisa ser uma rotina extremamente rigorosa e fragmentada, combine com o estudante qual o melhor horário para focar na escola, bem como para os esportes e momentos de lazer. 

Nesse quesito, ter um local adequado e específico para os estudos, evita distrações e incentiva a organização e proatividade. 

3. Estabeleça metas

Colocar metas e desafios incentivam os estudantes a se preparem melhor e a buscar mais formas de aprender. Faça jogos, maratonas de perguntas e até charadas, assim, você conseguirá instigar os conhecimentos que o aluno já possui e elevar a sua curiosidade para novas descobertas. 

4. Trabalhe com diferentes formas de conteúdo

Sabemos que nem todos aprendem de uma só maneira ou da mesma forma. Por isso, ao presenciar alguma dificuldade em determinado assunto, traga alternativas para apresentar aquele conteúdo, seja por meio de vídeos, imagens ou histórias. Cada estudante tem a sua forma de assimilar as matérias e por isso é importante oferecer diversas possibilidades. 

E ai gostaram das dicas? Vamos trazer mais dicas e posts sobre educação todos os dias 🙂

Por isso, fique ligado nas nossas redes sociais e aqui no Blog. Bons estudos e até a próxima!

Sabrina Susan

Adicionar comentário

Segue a gente

Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.