Blog da Lazuedu - Tudo sobre estudos e vestibulares
O Macro tá chegando!

Assuntos de Química que mais caem no Macro da UEA.

O nosso Enem do Amazonas, o Macro conta com uma prova reunindo todo o conteúdo dos três anos. Destinada para estudantes finalistas do ensino médio e para qualquer um que o já terminou, ele tem duas provas: Geral e Específica. O vestibular distribui mais de 1526 vagas nas suas sedes em Manaus, Itacoatiara, Parintins, Tabatinga e Tefé. Assim como nos anos anteriores, a taxa para inscrição na prova é de R$ 100 reais, com preferências de pagamento nas agências do Banco do Brasil. O vestibular deste ano acontece, ironicamente, no ano que vem, nos dias 10 e 11 de janeiro.

Mas o que cai na prova de Química do Macro?

Estequiometria:

A estequiometria é a forma de calcular as quantidades de reagentes e produtos envolvidos em uma reação química. Ela compreende cálculos matemáticos simples para conhecer a proporção correta de substâncias a serem usadas. Mesmo sendo considerado um tema difícil, devido seus cálculos, o assunto é o que mais contou com questões nas últimas edições do Macro.

Substâncias químicas e suas transformações:

Transformações químicas são ações que resultam na formação de novas substâncias. Além da mudança de estado, as variações de cheiro, de cor, de densidade e de temperatura podem ser evidências de transformações químicas. Essas transformações se dão por meio de junção de substâncias, ação da luz, calor, corrente elétrica e muito mais.

Funções Orgânicas:

Na química, grupo funcional orgânico se define como uma estrutura molecular que confere às substâncias comportamentos químicos semelhantes. O conjunto de compostos que apresentam o mesmo grupo funcional são denominados Funções Orgânicas. As principais funções orgânicas são: cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, álcoois, fenóis, ésteres, éteres e amidas.

Equilíbrio Químico:

O equilíbrio químico é o nome dado ao ramo que estuda toda e qualquer reação reversível, na qual existem duas reações possíveis, uma direta (em que os reagentes transformam-se em produtos) e uma inversa (em que os produtos transformam-se em reagentes).

Reações Inorgânicas:

As reações químicas podem ser classificadas de diversas formas, mas as que são inorgânicas geralmente são subdivididas segundo o número de substâncias formadas, número de reagentes e presença ou não de substâncias simples e compostas. Temos que os principais tipos de reações inorgânicas são quatro: reações de síntese ou adição, reação de decomposição ou análise, reação de simples troca ou deslocamento e reação de dupla troca ou metáfase. 

Eletroquímica:

É o ramo que estuda os fenômenos de transformação da energia química em elétrica e vice-versa. Existem muitas reações químicas que ocorrem naturalmente e que liberam energia elétrica, e muitas dessas reações são utilizadas em baterias e células de combustível para gerar energia elétrica.

Termoquímica:

É um ramo da Química que estuda as reações químicas e os processos físicos que envolvem trocas de calor. Na Termoquímica, os processos e reações que ocorrem com liberação de calor e consequente aumento da temperatura das vizinhanças são chamados de exotérmicos. O que faz com que o tema apareça entre os mais recorrentes do Enem nos últimos anos.

Átomos, moléculas e estrutura:

A molécula é formada por um grupamento de dois ou mais átomos, unidos por ligações covalentes. Ela ainda apresenta duas características básicas: estabilidade (ligações difíceis de serem desfeitas) e neutralidade elétrica (mesmo número de prótons e elétrons). Toda essa complexidade envolvendo átomos, moléculas e estrutura, gera o 8º conteúdo mais presente no Macro.

Soluções em meio aquoso:

É uma solução na qual o solvente é água. Essas soluções são normalmente mostradas em equações químicas com o subscrito. Como a água é um bom solvente assim como naturalmente abundante, esta logicamente se tornou um solvente omnipresente na química.

10º Cinética Química:

É o ramo da química que estuda a rapidez das reações químicas, bem como os fatores que a influenciam. A rapidez, ou velocidade, de uma reação química indica a variação da quantidade de reagentes e produtos com o passar do tempo.

Confira o post completo sobre o tema no Instagram:

Clique aqui.

Luan Tavares

Adicionar comentário

Segue a gente

Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.