Blog da Lazuedu - Tudo sobre estudos e vestibulares

Assuntos de Matemática que mais caem no Macro da UEA.

O nosso Enem do Amazonas, o Macro conta com uma prova reunindo todo o conteúdo dos três anos. Destinada para estudantes finalistas do ensino médio e para qualquer um que o já terminou, ele tem duas provas: Geral e Específica. O vestibular distribui mais de 1526 vagas nas suas sedes em Manaus, Itacoatiara, Parintins, Tabatinga e Tefé. Assim como nos anos anteriores, a taxa para inscrição na prova é de R$ 100 reais, com preferências de pagamento nas agências do Banco do Brasil. O vestibular deste ano acontece, ironicamente, no ano que vem, nos dias 10 e 11 de janeiro.

Mas o que cai na prova de Matemática do Macro?

Razão e Proporção:

Na matemática, a razão estabelece uma comparação entre duas grandezas, sendo o coeficiente entre dois números. Já a proporção é determinada pela igualdade entre duas razões, ou ainda, quando duas razões possuem o mesmo resultado. A razão está relacionada com a operação da divisão. A relação entre os dois temas aparece como o tema que mais cai no Macro da UEA.

Função, equação e inequação de 2º grau:

O 2º tema mais presente do Macro na prova de matemática fica com a resolução das funções do 2º grau. Aqui aplicaremos problemas envolvendo as fórmulas da equação e inequação do 2º grau e fórmula de Bhaskara.

Prismas:

Os prismas são um tema bastante presentes nas provas de matemática. Os elementos que compõem o prisma são: base, altura, arestas, vértices e faces laterais. Eles tão são classificados conforme as variações destas características, nos quais podem ser retos e oblíquos.

Circunferências:

É uma figura geométrica plana formada pela união de pontos equidistantes, ou seja, possuem a mesma distância de um ponto fixo chamado de centro. O estudo da circunferência também está presente na geometria analítica, na qual é possível deduzir uma equação que a represente.

Noções de estatística:

A estatística acompanha qualquer estudante independente da prova. No caso da de Matemática do Macro, o tema varia em torno da interpretação de gráficos, tabelas e dados que aparecerão durante a avaliação.

Trigonometria no triângulo retângulo:

É o estudo sobre os triângulos que possuem um ângulo interno de 90°, chamado de ângulo reto. Os triângulos desse tipo terão catetos e hipotenusas e aqui será aplicado o Teorema de Pitágoras na maioria das questões.

Probabilidade:

É o ramo da Matemática em que as chances de ocorrência de experimentos são calculadas. É por meio de uma probabilidade, por exemplo, que podemos saber desde a chance de obter cara ou coroa no lançamento de uma moeda até a chance de erro em pesquisas.

Matrizes:

Matriz é uma tabela organizada em linhas e colunas no formato m x n, onde m representa o número de linhas (horizontal) e n o número de colunas (vertical). A função das matrizes é relacionar dados numéricos. Por isso, o conceito de matriz não é só importante na Matemática, mas também em outras áreas já que as matrizes têm diversas aplicações.

Arranjo e Combinação: 

Na matemática, a diferença fundamental entre arranjo e combinação é a ordem dos objetos. No arranjo a ordem dos objetos é muito importante, ou seja, os objetos devem obedecer uma ordem estipulada. Em contrapartida, no caso de uma combinação, a ordem não tem importância nenhuma. As questões pedirão para vocês identificar de qual dos tipos o problema se trata e em seguida resolve-los aplicando as fórmulas.

10º Progressão Aritmética:

É uma sequência de números onde a diferença entre dois termos consecutivos é sempre a mesma. Essa diferença constante é chamada de razão da P.A. Portanto, durante sua prova, aparecerão diversos problemas envolvendo o tema.

Confira o post completo sobre o tema no Instagram:

Clique aqui

Luan Tavares

Adicionar comentário

Segue a gente

Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.