Blog da Lazuedu - Tudo sobre estudos e vestibulares

Assuntos de #Linguagens que mais caem no ENEM.

O Enem está chegando! Confira os principais temas da área de Linguagens para arrasar na prova.

Desde 2009, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ganhou uma grande importância na vida dos brasileiros. Instituído em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC) e realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enem se tratava apenas de um teste para avaliar as competências desenvolvidas ao longo da educação básica. Porém, ao decorrer do tempo, surgiu a necessidade de transformar o acesso às universidades brasileiras.

Ano após ano, com as provas ficando cada vez mais elaboradas, os alunos vêm buscando soluções para chegar cada vez mais bem preparados para a tão esperada avaliação. Seja por meio de cursinhos preparatórios, horas de dedicação, cansativos simulados ou outros meios, estudar para o Enem se tornou menos difícil.

#Linguagens no Enem:

Sendo realizada no 1º final de semana da prova, a avaliação de Linguagens do Enem continua sendo um dos principais quesitos na hora de calcular sua nota final para aplicar em programas de acesso à universidade, como Sisu, ProUni ou Fies. A prova de Linguagens, tem peso 2 em cursos como Administração, Direito e Psicologia da UFAM por exemplo, sem contar que a nota nessa área ainda aparece como uma das principais na tentativa de ingressar em universidades no sudeste do país.

Mas o que cai na prova de Português no #Enem?

Língua e funções de linguagem:

Ela veio com esse nome diferente, mas são as popularmente conhecidas como interpretações de texto. Desde 2009 até a ultima edição, este foi o tema que mais se fez presente no Enem.

Tipologia textual:

Para fazer essa interpretação do 1º tópico, precisamos conhecer como o texto que estamos lendo é classificado, e é a partir disso que surge o segundo tema que mais aparece no Enem, que são os textos narrativos, descritivos e dissertativos.

Intertextualidade:

É é o diálogo entre textos, de forma que essa relação pode ser estabelecida entre as produções textuais que apresentem diversas linguagens (visual, auditiva, escrita), são as famosas intepretações de charges, pinturas e paródias.

Figuras de linguagem:

Essas são as “fugas” discursivas da língua, uma vez que nem sempre uma ideia pode. A grande dificuldade no tema está em identificar entre os mais diversos tipos de figura de linguagem, como Metáfora, Catacrese, Metonímia e Hipérbole por exemplo.

Verbos:

Os verbos estão presentas nas mais diversas formas possíveis no nosso dia a dia. Quando falamos de verbo no quesito Enem, refere-se a indicar a relação deles com seus respectivos radicais, temas, desinências, locuções em diversos tipos de questões.

Pronomes:

Estes são os que substituem os substantivos ou o acompanham a fim de qualificá-los. As questões da prova vão provavelmente querer saber se você sabe como diferencia-los entre os tipos pessoais, possessivos e demonstrativo.

Coesão textual:

Quando escrevemos uma redação, utilizamos elementos da língua cuja principal função é estabelecer relações textuais. A esses elementos damos o nome de recursos de coesão textual, elemento muito importante para a interpretação, o que nos leva novamente ao assunto número um da prova.

Classes gramaticais:

As classes gramaticais reúnem basicamente vários dos temas que já vimos acima. Para interpretar, ou fazer qualquer outro tipo de atividade, precisamos entender a qual classe cada elemento do texto que estamos lendo seja, sendo ela: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição ou advérbio.

Gêneros Literários:

São as classificações em grupo dos diversos tipos de obras literárias existentes. Dentro disso, temos os gêneros: lírico, épico, dramático, poema, crônica, contos, romances e etc.

10º Sintaxe:

É área da gramática que estuda as regras que definem a estrutura e organização das orações, bem como o sentido dos seus elementos. A sintaxe se preocupa com a relação das palavras entre si, com a oração e com o discurso.

11º Escolas Literárias:

Ao todo, existem 14 escolas literárias no mundo e no Brasil, porém as que mais apareceram em nossa estudo das prova desde 2009, foram o Quinhentismo, Romantismo, Realismo e Modernismo.

Confira nosso post sobre o tema no Instagram:

Clique aqui.

Luan Tavares

Adicionar comentário

Segue a gente

Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.