Blog da Lazuedu - Tudo sobre estudos e vestibulares

Assuntos de História que mais caem no Macro da UEA.

O nosso Enem do Amazonas, o Macro conta com uma prova reunindo todo o conteúdo dos três anos. Destinada para estudantes finalistas do ensino médio e para qualquer um que o já terminou, ele tem duas provas: Geral e Específica. O vestibular distribui mais de 1526 vagas nas suas sedes em Manaus, Itacoatiara, Parintins, Tabatinga e Tefé. Assim como nos anos anteriores, a taxa para inscrição na prova é de R$ 100 reais, com preferências de pagamento nas agências do Banco do Brasil. O vestibular deste ano acontece, ironicamente, no ano que vem, nos dias 10 e 11 de janeiro.

Mas o que cai na prova de História do Macro?

Iluminsimo:

Foi um movimento cultural que se desenvolveu na Inglaterra, Holanda e França, nos séculos XVII e XVIII. Nessa época, o desenvolvimento intelectual, que vinha ocorrendo desde o Renascimento, deu origem a ideias de liberdade política e econômica, defendidas pela burguesia. Por isso, é o tema que mais deu as caras no Macro.

Renascimento: do comércio à cultura:

O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística e cultural e científica que se deu na passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Ele apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais de sua época. Ao contrário do que possa parecer, o renascimento não pode ser visto como uma radical ruptura com o mundo medieval.

Expansão ultramarina e mercantilismo:

Os novos mercados abertos pela expansão marítima, domínio das áreas da Ásia, na África e a América fizeram do comércio a maior fonte de riqueza dos Estados europeus e deram origem ao mercantilismo, também chamado de política econômica do capitalismo comercial. O período por ter gerado inúmeras transformações, tanto para exploradores quanto para explorados, está sempre nos assuntos

A primeira república do Brasil:

É o período da história do Brasil que aconteceu de 1889 a 1930, tendo sido iniciado com a Proclamação da República que aconteceu em 15 de novembro de 1889 e encerrou-se com a deposição de Washington Luís como consequência da Revolução de 1930. Por ter envolvido vários fatos históricos pré e pós. o momento aparece como o 4º assunto mais frequente do Macro.

Regime Militar no Brasil:

A ditadura militar ou regime militar no Brasil durou 21 anos, teve 5 mandatos militares e instituiu 16 atos institucionais, que são mecanismos legais que se sobrepunham à constituição. Portanto, já dá pra entender o tamanho do impacto que tal período resultou para o nosso país.

A Baixa Idade Média:

A Baixa Idade Média é considerada o período do auge do feudalismo no medievo. Esse ápice deu-se entre os séculos XI e XIII, sendo o período anterior a isso de formação, e o posterior, de decadência e formatação de uma nova organização política, econômica e social na Europa Ocidental.

Arte Grega:

A arte grega abarca todas as manifestações artísticas e revela a história, a estética e mesmo a filosofia desta civilização. O povo grego foi na antiguidade um dos que exibiam manifestações culturais mais livres, rendendo-se pouco às ordens de reis e sacerdotes, pois acreditavam que o ser humano era a concepção mais incrível do universo.

Colonização da América Portuguesa:

O período que representa o processo de invasão portuguesa na América, em especial o Brasil, e todas as suas consequências, figura como um dos temas que mais aparecem.

A crise dos anos 1920:

A Crise de 1929, também conhecida como Grande Depressão, foi uma forte recessão econômica que atingiu o capitalismo internacional no final da década de 1920. Marcou a decadência do liberalismo econômico, naquele momento, e teve como causas a superprodução e especulação financeira.

10º A Guerra Fria:

O acontecido é um marco mundial da história que dividia duas ideologias, entre a União Soviética e os Estados Unidos, moldou nossa cultura e conceitos que levamos como verdade até hoje. Por tamanha importância e notoriedade, o tema é um dos que mais cai ano após ano.

Confira o post completo sobre o tema no Instagram:

Clique aqui.

Luan Tavares

Adicionar comentário

Segue a gente

Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.