Blog da Lazuedu - Tudo sobre estudos e vestibulares

Assuntos de Gramática que mais caem no Macro da UEA.

O nosso Enem do Amazonas, o Macro conta com uma prova reunindo todo o conteúdo dos três anos. Destinada para estudantes finalistas do ensino médio e para qualquer um que o já terminou, ele tem duas provas: Geral e Específica. O vestibular distribui mais de 1526 vagas nas suas sedes em Manaus, Itacoatiara, Parintins, Tabatinga e Tefé. Assim como nos anos anteriores, a taxa para inscrição na prova é de R$ 100 reais, com preferências de pagamento nas agências do Banco do Brasil. O vestibular deste ano acontece, ironicamente, no ano que vem, nos dias 10 e 11 de janeiro.

Mas o que cai na prova de Gramática do Macro?

Classificação e Flexão de Palavras:

As palavras de nossa língua estão distribuídas em dez classes, a saber: substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção, interjeição. Dessas dez classes, seis são constituídas de palavras variáveis, isto é, de palavras que podem sofrer modificação em sua forma para indicar acidentes gramaticais de gênero, número, grau, etc. São elas: substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome e verbo. As outras, advérbio, preposição, conjunção e interjeição, são invariáveis porque não sofrem as mesmas modificações. Com todas essas variações, o tema é o mais frequente no Macro.

Significação das Palavras:

O significado das palavras é estudado pela semântica, a parte da gramática que estuda não só o sentido das palavras como as relações de sentido que as palavras estabelecem entre si: relações de sinonímia, antonímia, paronímia, homonímia. Compreender essas relações nos proporciona o alargamento do nosso universo semântico, contribuindo para uma maior diversidade vocabular e maior adequação aos diversos contextos e intenções comunicativas. 

Formação das Palavras:

Existem dois processos básicos pelos quais se formam as palavras: a derivação e a composição. A diferença entre ambos consiste basicamente em que, no processo de derivação, partimos sempre de um único radical, enquanto no processo de composição sempre haverá mais de um radical. Todas as variações do tema, como prefixo, sufixo, palavras primitivas e derivadas estão dentro do 3º tema mais presente do Macro.

Análise Morfológica e Sintática:

As palavras podem ser analisadas isoladamente ou dentro da oração. A análise que considera somente a palavra é chamada de análise morfológica, e a que analisa a palavra relacionada a outras dentro da oração é a sintática. Na análise morfológica, as classes gramaticais (substantivo, verbo, advérbio, pronome, numeral, preposição, conjunção, interjeição, artigo e adjetivo) são colocadas em evidência. Portanto, cada palavra será analisada como se fosse única.

Funções de Linguagem:

O 5º tema mais recorrente do Macro, diz respeito aos papéis que a linguagem cumpre enquanto instrumento de comunicação entre dois ou mais indivíduos. Essa comunicação pode ser feita de maneiras particulares, dependendo do tipo de efeito que o remetente quer passar na mensagem para o destinatário. As funções da linguagem são: função referencial, função poética, função fática, função conativa, função emotiva e função metalinguística.

Confira o post completo sobre o tema no Instagram:

Clique aqui.

Luan Tavares

Adicionar comentário

Segue a gente

Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.