Blog da Lazuedu - Tudo sobre estudos e vestibulares

Assuntos de Geografia que mais caem no Macro da UEA.

O nosso Enem do Amazonas, o Macro conta com uma prova reunindo todo o conteúdo dos três anos. Destinada para estudantes finalistas do ensino médio e para qualquer um que o já terminou, ele tem duas provas: Geral e Específica. O vestibular distribui mais de 1526 vagas nas suas sedes em Manaus, Itacoatiara, Parintins, Tabatinga e Tefé. Assim como nos anos anteriores, a taxa para inscrição na prova é de R$ 100 reais, com preferências de pagamento nas agências do Banco do Brasil. O vestibular deste ano acontece, ironicamente, no ano que vem, nos dias 10 e 11 de janeiro.

Mas o que cai na prova de Geografia do Macro?

Globalização:

É um termo que foi elaborado na década de 1980 para descrever o processo de intensificação da integração econômica e política internacional, marcado pelo avanço nos sistemas de transporte e de comunicação. A globalização resultou em consequências tremendas, portanto o tema já apareceu de diversas maneiras, e nas suas diversas fases, no Macro.

Clima: dinâmica, elementos e mundo:

Entender como funcionam as relações de clima no mundo é bastante importante em qualquer área do conhecimento. Questões envolvendo o clima mundial, suas diversas peculiaridades e as maneiras pelas quais elas acontecem no mundo, em conjunto com seus elementos e dinâmicas são um dos temas mais frequentes do Enem amazonense.

População brasileira:

A Geografia da População é a área do conhecimento responsável por investigar a dinâmica demográfica no que concerne aos seus efeitos sobre o espaço geográfico. Assim, mais do que somente saber o número de habitantes de um determinado local e suas taxas de crescimento, é importante a compreensão sobre as dinâmicas de mobilidade, comportamento e qualidade de vida.

Economia Brasileira:

A economia brasileira conforme suas relações geográficas é bastante complexa. O tema tem como objetivo analisar como os diferentes processos e elementos da economia atuam sobre o espaço brasileiro. Isso significa que é necessário que compreendamos corretamente como determinados fenômenos da área caracterizam-se, a exemplo dos meios e modos de produção, as transformações das diversas economias e suas regionalizações, a Divisão Internacional do Trabalho (DIT), entre outros assuntos.

Vegetação, política e sustentabilidade:

O tema que gira em volta da vegetação é gigante. Entender as relações da vegetação na geografia é um dos temas aprendidos logo nos primeiros anos do ensino médio. Juntando o tema com a política e sustentabilidade temos o 5º assunto mais presente no Macro.

Linguagem Cartográfica:

Cartografia é a ciência que representa graficamente uma área geográfica ou uma superfície plana. É o estudo que atua na concepção, a produção, divulgação, representação e todo o processo dos mapas. A cartografia é um campo complexo em mudança constante e, no sentido mais amplo inclui desde a recolha até a avaliação e processamento dos dados de origem por meio da recolha de dados, avaliação, processamento, concepção gráfica do mapa e desenho final.

O comércio e a disputa de mercados.

As relações de comércio moldam nossa sociedade desde os primeiros momentos que existimos. As variações entre o comércio na geografia são muito importantes para que podemos entender como o mundo funciona, principalmente quando estamos falando de disputa de mercados.

Conflitos e movimentos migratórias:

O tema refere-se ao deslocamento de pessoas de um lugar para outro. Migrar é trocar de país, estado, região ou até mesmo de domicílio. Porém, como existem diversos motivos para que tal fato aconteça, e diversos conflitos derivados deste processo, ele aparece como o oitavo tema mais presente do Macro.

Problemas ambientais e urbanização:

Chuvas ácidas, ilhas de calor, inversão térmica, aquecimento global, desmatamento e mudanças climáticas, são alguns dos mais diversos temas que podem figurar nessa categoria. Em conjunto com isso, outro tema que aparece logo em seguida também é a urbanização, que foi todo o processo de crescimento das cidades, tanto em população quanto em extensão territorial. É o processo em que o espaço rural transforma-se em espaço urbano, com a consequente migração populacional do tipo campo–cidade que, quando ocorre de forma intensa e acelerada, é chamada de êxodo rural.

Confira o post completo sobre o tema no Instagram:

Clique aqui.

Luan Tavares

Adicionar comentário

Segue a gente

Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.