Blog da Lazuedu - Tudo sobre estudos e vestibulares

Assuntos de Geografia de #Humanas que mais caem no Enem.

Desde 2009, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ganhou uma grande importância na vida dos brasileiros. Instituído em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC) e realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enem se tratava apenas de um teste para avaliar as competências desenvolvidas ao longo da educação básica. Porém, ao decorrer do tempo, surgiu a necessidade de transformar o acesso às universidades brasileiras.

Ano após ano, com as provas ficando cada vez mais elaboradas, os alunos vêm buscando soluções para chegar cada vez mais bem preparados para a tão esperada avaliação. Seja por meio de cursinhos preparatórios, horas de dedicação, cansativos simulados ou outros meios, estudar para o Enem se tornou menos difícil.

Humanas no #Enem:

Sendo realizada no 1º final de semana da prova, a avaliação de Humanas do Enem continua sendo um dos principais quesitos na hora de calcular sua nota final para aplicar em programas de acesso à universidade, como Sisu, ProUni ou Fies. A prova de Humanas, tem peso em cursos como Direito, Jornalismo e Psicologia da UFAM por exemplo, sem contar que a nota nessa área ainda aparece como uma das principais na tentativa de ingressar em universidades no sudeste do país.

Mas o que cai na prova de Geografia do #Enem?

Agricultura Brasileira:

Pode não parecer, mas o tema é o que mais cai no Enem desde 2009. Entender as regiões que mais produzem os carros chefes do Brasil, como soja, café e milho por exemplo, é uma das partes mais essenciais.

Impactos no Meio Ambiente:

Chuvas ácidas, ilhas de calor, inversão térmica, aquecimento global, desmatamento e mudanças climáticas, são alguns dos mais diversos temas que podem figurar nessa categoria.

Planos e Blocos Econômicos:

Os conceitos de zona de livre-comércio, união aduaneira, mercado comum, união econômica e monetária em conjunto com o mais diversos blocos econômicos, como Nafta, Mercosul e União Europeia por exemplo, figuram na terceira posição de temas que mais caem no Enem.

Geopolítica Mundial:

O tema envolvendo as maneiras que cada país se relaciona, os países que têm relações mais estreitas com outros, ou seja a geopolítica mundial no geral, envolvendo as guerras, relações e muito mais estão dentro dessa parte da prova.

Migrações:

Refere-se ao deslocamento de pessoas de um lugar para outro. Migrar é trocar de país, estado, região ou até mesmo de domicílio. Porém, como existe diversos motivos para que tal fato aconteça, ele aparece como o quarto tema mais presente do Enem.

Desenvolvimento Humano e Social:

O nível geral da qualidade de vida dos países nas diferentes partes do mundo é de difícil mensuração, pois esse, quase sempre, trata-se de um elemento subjetivo, embora também apresente características gerais, como o acesso à alimentação, saúde e educação. E é isso que essa parte da prova irá cobrar, um entendimento geral da situação geográfica global.

Confira nosso post sobre o tema no Instagram:

Clique aqui:

Luan Tavares

Adicionar comentário

Segue a gente

Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.