Blog da Lazuedu - Tudo sobre estudos e vestibulares
Tá chegando a hora do Macro.

Assuntos de Física que mais caem no Macro da UEA.

O nosso Enem do Amazonas, o Macro conta com uma prova reunindo todo o conteúdo dos três anos. Destinada para estudantes finalistas do ensino médio e para qualquer um que o já terminou, ele tem duas provas: Geral e Específica. O vestibular distribui mais de 1526 vagas nas suas sedes em Manaus, Itacoatiara, Parintins, Tabatinga e Tefé. Assim como nos anos anteriores, a taxa para inscrição na prova é de R$ 100 reais, com preferências de pagamento nas agências do Banco do Brasil. O vestibular deste ano acontece, ironicamente, no ano que vem, nos dias 10 e 11 de janeiro.

Mas o que cai na prova de Física do Macro?

Hidrostática:

É o ramo da Física que estuda as características dos fluidos em repouso. Ela estabelece relações com a pressão exercida sobre corpos imersos em fluidos como o ar atmosférico e a água. Dentro do tema, temos pressão hidrostática, densidade, empuxo e peso aparente.

Resistores e Associações:

É o circuito elétrico formado por dois ou mais elementos de resistência elétrica ôhmica (constante), ligados em série, paralelo ou ainda, em uma associação mista. Quando ligados em série, os resistores são percorridos pela mesma corrente elétrica, quando em paralelo, o potencial elétrico é igual para os resistores associados.

Eletromagnetismo e Campo Magnético:

É o ramo da física que estuda a relação entre as forças da eletricidade e do magnetismo como um fenômeno único. Ele é explicado pelo campo magnético, que é a concentração de magnetismo que é criado em torno de uma carga magnética num determinado espaço.

Movimento Circular:

É o movimento de rotação de um corpo em torno de um eixo ao longo de uma trajetória circular de raio constante. Esse movimento pode ser uniforme, caso a velocidade de rotação seja constante, ou variado, caso sua velocidade sofra variações ao longo do tempo.

Calorimetria:

É a parte da física que estuda os fenômenos relacionados as trocas de energia térmica. Essa energia em trânsito é chamada de calor e ocorre devido a diferença de temperatura entre os corpos.

Lançamento Vertical e Queda Livre:

A queda livre de um corpo é um movimento no qual o corpo é abandonado de um certa altura e cai acelerado. No lançamento vertical, o corpo é lançado com uma velocidade inicial e sofre somente a aceleração da gravidade. No estudo de ambos movimentos, será desprezada a força de resistência do ar. Assim, serão movimentos retilíneos com a aceleração constante. 

Ondas e Som:

Ondas sonoras são vibrações que ao penetrarem no nosso ouvido produzem sensações auditivas. Dentro do tema, existem problemas envolvendo a velocidade do som, intensidade, altura e timbre sonoro.

Dinâmica: Forças e Leis de Newton:

Quando nos preocupamos com as causas do movimento, estamos entrando em uma área da mecânica conhecida como dinâmica. Da dinâmica, temos três leis em que todo o estudo do movimento pode ser resumido. Essas leis são conhecidas como as leis de Newton, que são a da Inércia (1º), Princípio fundamental da dinâmica (2º) e Ação e Reação (3º).

Estudo dos Gases:

O estudo dos gases compreende a análise da matéria quando se apresenta no estado gasoso, sendo este o seu estado termodinâmico mais simples. Um gás é composto por átomos e moléculas e nesse estado físico, um sistema apresenta pouca interação entre suas partículas.

10º Geradores e Circuitos Elétricos: 

São dispositivos que convertem vários tipos de energia não elétrica (mecânica, eólica) em energia elétrica. Eles são usados para garantir energia sempre que haja falha na corrente elétrica. Dentro do tema, vão existir problemas envolvendo circuito elétrico, potência elétrica, resistência elétrica, energia, corrente elétrica, carga elétrica e muito mais.

Confira o nosso post completo sobre o tema no Instagram:

Clique aqui.

Luan Tavares

Adicionar comentário

Segue a gente

Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.