Blog da Lazuedu - Tudo sobre estudos e vestibulares
O Macro tá chegando hein!

Assuntos de Biologia que mais caem no Macro da UEA.

O nosso Enem do Amazonas, o Macro conta com uma prova reunindo todo o conteúdo dos três anos. Destinada para estudantes finalistas do ensino médio e para qualquer um que o já terminou, ele tem duas provas: Geral e Específica. O vestibular distribui mais de 1526 vagas nas suas sedes em Manaus, Itacoatiara, Parintins, Tabatinga e Tefé. Assim como nos anos anteriores, a taxa para inscrição na prova é de R$ 100 reais, com preferências de pagamento nas agências do Banco do Brasil. O vestibular deste ano acontece, ironicamente, no ano que vem, nos dias 10 e 11 de janeiro.

Mas o que cai na prova de Biologia do Macro?

Citogenética + Fermentação:

A citogenética trata-se do estudo dos cromossomos no que se refere ao seu número, estrutura e herança. Já a fermentação é um processo realizado por alguns organismos para a obtenção de energia. Esse ocorre na ausência de oxigênio e também não apresenta cadeia receptora de elétrons, como ocorre na respiração anaeróbica.

Embriologia:

A embriologia é uma área da biologia que estuda o desenvolvimento embrionário dos organismos vivos, ou seja, o processo de formação do embrião a partir de uma única célula, o zigoto, que originará um novo ser vivo. Isso incorpora as embriologias humana, comparada e vegetal.

Osmorregulação:

As células vivas estão sujeitas a sofrer osmose, um processo físico-químico que as leva a perder ou ganhar água, com variação de volume. Ao longo do processo evolutivo, os animais desenvolveram diversos mecanismos para regular o processo osmótico a que estão sujeitos. Esses mecanismos constituem o que se denomina osmorregulação.

Platelmintos:

O Filo que mais aparece na prova do Macro é sem sombra de dúvidas o Platyhelminthes, ou platelmintos. É o que reúne um grupo de organismos que possuem corpo alongado e achatado dorsoventralmente. Muitos costumam chamar os representantes desse grupo simplesmente de vermes achatados, em razão da ausência de patas e do formato de fita característico.

Dinâmica das populações e comunidades:

As comunidades de seres vivos são constituídas por populações de diferentes espécies, que se relacionam de diversas maneiras. Algumas espécies se alimentam de outras, algumas competem entre si, há também aqueles que vivem harmoniosamente. A dinâmica populacional é dependente dessas relações entre os seres vivos e eles mesmos, e também entre os seres vivos e o meio, e por isso é o 5º conteúdo mais presente no Macro.

Teoria da Evolução + Lamarckismo + Darwinismo:

A teoria da evolução, do cientista britânico Charles Darwin, é uma das pedras angulares da ciência moderna. A ideia de que as espécies mudam gradualmente por meio de um mecanismo chamado de seleção natural revolucionou nossa compreensão do mundo vivo. As ideias de Darwin e Lamarck ficaram conhecidas como Darwinismo e Lamarckismo respectivamente.

Organização dos Seres Vivos:

Para facilitar o trabalho dos biólogos, uma classificação foi criada para organizar os níveis dos seres humanos. Trata-se de uma hierarquia na qual a composição de todos os seres vivos são relacionados, desde os átomos até o universo. Então, foram criadas diversas maneiras de categorizar a organização dos seres vivos.

Tecido Conjuntivo:

É um tecido de conexão, composto de grande quantidade de matriz extracelular, células e fibras. Suas principais funções são fornecer sustentação e preencher espaços entre os tecidos, além de nutri-los. Existem tipos especiais de tecido conjuntivo, cada um com função específica. Isso varia, principalmente, de acordo com a composição da matriz e do tipo de células presentes.

Sistema Digestório:

Outro tema complexo é o sistema digestório, ele é composto por boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus, contendo ainda glândulas como as salivares, pâncreas e fígado.

10º Ciclo e Divisão Celular:

O ciclo celular é o conjunto de processos que ocorrem na célula após seu surgimento até a sua divisão, a qual dará origem a duas células. Ele é constituído por duas fases, a interfase e a mitose. Por se tratar de um conteúdo com diversos segmentos, há uma infinidade de possíveis questões.

Confira o nosso post completo sobre o tema no Instagram:

Clique aqui.

Luan Tavares

Adicionar comentário

Segue a gente

Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.