Blog da Lazuedu - Tudo sobre estudos e vestibulares

Assuntos de Biologia de #Naturezas que mais caem no ENEM.

Desde 2009, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ganhou uma grande importância na vida dos brasileiros. Instituído em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC) e realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enem se tratava apenas de um teste para avaliar as competências desenvolvidas ao longo da educação básica. Porém, ao decorrer do tempo, surgiu a necessidade de transformar o acesso às universidades brasileiras.

Ano após ano, com as provas ficando cada vez mais elaboradas, os alunos vêm buscando soluções para chegar cada vez mais bem preparados para a tão esperada avaliação. Seja por meio de cursinhos preparatórios, horas de dedicação, cansativos simulados ou outros meios, estudar para o Enem se tornou menos difícil.

#Naturezas no Enem:

Sendo realizada no 2º final de semana da prova, a avaliação de Naturezas do Enem continua sendo um dos principais quesitos na hora de calcular sua nota final para aplicar em programas de acesso à universidade, como Sisu, ProUni ou Fies. A prova de Naturezas, tem peso em cursos como Engenharia Química, Biotecnologia e Ciências Biológicas da UFAM por exemplo, sem contar que a nota nessa área ainda aparece como uma das principais na tentativa de ingressar em universidades no sudeste do país.

Mas o que cai na prova de Biologia do #Enem?

Ecologia:

O tema de Ecologia é o tema mais explorado nas provas de Enem no último ano. Quesitos, como: componentes bióticos e abióticos do ambiente, os ecossistemas, a organização dos seres vivos, os nichos ecológicos, habitat, relação e sucessão ecológica são um dos possíveis temas que podem aparecer na sua prova.

Origem da Vida & Evolução:

A origem e evolução da vida são temas controversos, independente da área de estudo. Teorias da abiogênese, biogênese com Redi, Spallanzani e Pasteur, as hipóteses de Oparin e Haldane, hipóteses heterotrófica e autotrófica, apareceram nos últimos anos de Enem.

Bioquímica:

Podemos defini-la como o estudo da química que ocorre nos organismos vivos, especialmente à nível celular. São as interações dessas moléculas que nos fazem, em último nível, conseguir nos mover, sentir sensações, pensar e até estudá-las. Podemos citar como os principais as proteínas, lipídios, vitaminas, carboidratos, ácidos nucleicos e sais minerais. Além deles, quase todas as reações bioquímicas também envolvem água, seja na reação ou como produto final.

Células & Citologia:

Citologia, a área de Biologia que estuda a morfologia, o desenvolvimento, a função e os componentes das células, tá sempre dando as caras nas provas do Enem. Mitocôndria, mitose e meiose, membrana plasmática, o Complexo de Golgi, lisossomos, ribossomos, reticulo endoplasmático são um dos possíveis temas.

Ácidos Nucleicos:

São macromoléculas encontradas nas células de todos os organismos existentes. Essas macromoléculas são compostas por monômeros (ou nucleotídeos), que fazem com que essas moléculas formem polímeros (ou polinucleotídeos). A função dos ácidos nucléicos é controlar a síntese protéica, armazenando e transportando as informações genéticas através das moléculas de DNA e RNA.

Metabolismo energético: 

É o termo que dá nome às diversas reações químicas que ocorrem no organismo de modo a fazer com que este organismo sobreviva. Para isso é necessário que suas funcionalidades estruturais e energéticas sejam mantidas em equilíbrio. O metabolismo existe em todos os seres vivos, tanto os unicelulares quanto os pluricelulares. Por isso, o assunto sempre dá suas caras no Enem.

Histologia:

É a área que estuda os tecidos biológicos. Na biologia são estudados tecidos animais e de plantas (histologia animal e vegetal, respectivamente), analisando sua estrutura, origem e diferenciação. Com toda a complexidade dos tecidos, o tema é o 7º assunto que mais apareceu nos últimos anos.

Genética:

O tema preferido em Genética tem sido a Biotecnologia. O destaque fica para os famosos transgênicos e organismos geneticamente modificados (OGM). Porém, com tantas especificidades da área, a diversos quesitos do tema que podem cair na sua prova.

Taxonomia sistemática:

A taxonomia tem caráter universal, e ajuda os cientistas em todos os países a organizar o estudo dos seres vivos. Com esta sistemática é possível estabelecer as relações evolutivas entre eles.  A sistemática, além de estudar a classificação dos seres vivos, estabelece relações evolutivas entre os diferentes grupos. A sistemática é uma disciplina mais recente, criada cerca de 100 anos após os trabalhos de Lineu, quando Charles Darwin publicou “A Origem das Espécies” onde descrevia a evolução por seleção natural.

10º Reino Animal:

O reino dos animais compreende todos os organismos com células nucleadascapazes de se organizar em tecidos (ou formar agregados celulares) e esses organismos não são capazes de produzirem seu próprio alimento como as plantas. Geralmente, conhece-se como animal qualquer outro ser vivo, com capacidade de locomoção e que não seja um ser humano. Por possuírem uma complexidade incalculável, o tema pode aparecer de diversas maneiras na sua prova.

Confira nosso post sobre o tema no Instagram:

Clique aqui.

Luan Tavares

Adicionar comentário

Segue a gente

Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.